Atividades > 2017 - Carta aos Ensinantes (Família)

2017 - Carta aos Ensinantes (Família)

Carta aos Ensinantes (família)
Estimuladores das Redes Neurais em pleno desenvolvimento e Preparadores Emocionais,

Petra – Espaço de Educação Infantil – Casa-Escola Montessoriana - Uma Escola Libertadora

Partindo do pressuposto que “ninguém nasce feito e que vamos nos fazendo aos poucos na prática social de que tomamos parte” (Paulo Freire), acreditamos que criar um espaço de educação de pequeninos requer a práxis vivida nos trinta e seis anos de ativa/idade em prol de um saber com vocação para Ser Mais, em nome do sonho, da utopia com um contínuo progressista-libertador, partilhado por Ensinantes com eticidade em busca da boniteza da vida.

Educar em tempos Difíceis é tarefa para Educadores (família e escola) em exercício permanente de uma prática de educação libertadora. O processo de educação com gente miúda formando-se, crescendo num ambiente cientificamente elaborado pelo Sistema Montessori de Ensino com um olhar-escuta direcionado para Escola Cidadã Freireana (Educação, Direitos Humanos e Democracia) certifica a funcionalidade do conhecimento envolto nas habilidades atitudinais. O cotidiano de um ambiente cientificamente organizado, na dialogicidade encharcada de amorosidade, dão borda ao crescimento de aprendentes curiosos. A descoberta é motivo de alegria. A conquista/conhecimento – proporciona um sentimento de liberdade e poder. O processo de autoconstrução é descoberto.

“... o essencial nas relações entre educandos e educadores, entre autoridade e liberdade, entre pais e filhos é a reinvenção do ser humano no aprendizado da autonomia” – Paulo Freire.

As novas pesquisas sobre Aprendizagem, a funcionalidade do cérebro e a Neurociência apontam o Sistema Montessori de Ensino como ativador das redes neurais. A importância conferida ao SME deve-se ao enfoque especial dado por Maria Montessori ao desenvolvimento psíquico, desde tenra idade. Os objetos cognoscíveis cientificamente elaborados de acordo com os períodos sensíveis, a liberdade de opção, um educador estudioso e libertador são, segundo Maria Montessori, parte fundamental da aquisição de conhecimento e, ainda, na construção de sólida estrutura afetiva e ética.

Visite o site do Petra e acompanhe o desenvolvimento global dos pequenos cidadãos. Nós, educadores libertadores, queremos ser partícipes da sua obra em construção e queremos tê-lo conosco até a última classe (1º Ano do Ensino Fundamental).

Equipe de Ensinantes (Educadoras e Direção)

Cérebro com coração


Topo