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Agrupadas II (3 a 4,6 anos) e III (5 a 6 anos)

A Curiosidade

As novas pesquisas em Neurociência ligada à aprendizagem explica que a curiosidade estimula as vias simpáticas do SNA do indivíduo, aumenta seu grau de excitação e atenção. A capacidade inata, a curiosidade, faz parte da natureza humana e permeada pelo desejo de aprender do protagonista, estimula o sujeito a buscar a descoberta, o conhecimento.

Traços da Personalidade

Uma nova visão de Educação

Novos estudos apontam que os traços da Personalidade são tão importantes quanto à inteligência para se dar bem na escola e na vida. Crianças perseverantes não desistem da meta, apesar dos obstáculos, dos imperativos. São organizadas, planejam seus estudos e não são preguiçosas. Traços de Caráter e Personalidade como persistência e autocontrole são determinantes não só na vida escolar, como amplitude na vida. Além de importantes, os traços podem ser ensinados e desenvolvimentos na sala de aula nas diversas disciplinas.

Controlar os impulsos na infância e na adolescência traz ganhos na vida adulta. O autocontrole na escola está presente na assiduidade, na participação nas atividades, no fazer as tarefas de casa...

Perseverança (perseguir uma meta - foco), ser disciplinado e resiliente, autocontrole (não ceder a impulsos como ligar a televisão na hora de estudar), extroversão (não ficar apenas no campo das ideias, conseguir realizar o que planeja), curiosidade (estar aberto aos erros, sem medo de assumir riscos), protagonismo (acreditar que, com esforço é possível mudar o que é ruim) e cooperação (habilidade de trabalhar em grupo).

A aprendizagem acontece com a costura de fatores cognitivos e outros. Dados significativamente interferem no ato de aprender: como a criança sente-se, qual a sua motivação, como se processa a interação da criança com o outro.

(Org. pelo Inst. Ayrton Senna em parceria com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, responsável pelo o principal índice de qualidade em educação internacional, o PISA).

Como as Crianças veem o Mundo

As crianças até mais ou menos três anos vivem a fase da anomia que coincide com o egocentrismo infantil onde não existem regras e normas. A vida é para ser vivida pelo prazer.

Na medida em que a criança cresce, ela vai percebendo que o "mundo" tem suas regras. Ela descobre isso nas brincadeiras com as crianças maiores, que são úteis para ajudá-la a entrar na fase de heteronomia. Aproximadamente aos 4 ou 5 anos. gradualmente, a criança vai entrando na fase heterônoma e caminha gradualmente para a fase autônoma.

As atividades de cooperação, num ambiente de respeito mútuo, embasado na afetividade, preservam do egoísmo e do orgulho, auxiliando a criança no longo processo de descentração, conduzindo-a gradativamente da heteronomia para a autonomia moral. Um ambiente de medo, autoritarismo, respeito unilateral tende a perpetuar a heteronomia.

A brincadeira da criança cresce em organização. As pequenas representações vão evoluindo para peças de teatro, com sequências temporais definidas, organização espacial, com subcenas, com papéis e funções de atores marcadas.

O processo educativo ajuda a criança a sair de seu egocentrismo, natural nos primeiros anos, caracterizado pela anomia, e entrar gradualmente na heteronomia, encaminhando-se naturalmente para a sua própria autonomia intelectual que é o objetivo final da educação com ética.

As atividades de cooperação, num ambiente de respeito mútuo, embasado na afetividade, preservam do egoísmo e do orgulho, auxiliando a criança no longo processo de descentração, conduzindo-a gradativamente da heteronomia para a autonomia moral.

As agrupadas II e III são compostas de crianças no período pré-operacional (Piaget) / mente operante (Maria Montessori). Acompanhadas por professores ao seu dispor e, essencialmente, confiantes no sujeito cognoscente - o sujeito do seu próprio saber -, as classes de três a seis anos oferecem ambientes propícios às descobertas. Com um planejamento amplo, diferenciado por faixa etária e por desempenho, uma vez que uma criança pode ter quatro anos de idade e desempenho / interesse de seis, a classe montessoriana difere pelo modo como o conhecimento é vivenciado.

O vasto material pedagógico (jogos) à disposição desperta verdadeiro fascínio pela atividade. A riqueza, no sentido de diversidade de opções, estimula a curiosidade. Cada atividade bem sucedida mais garra traz para nova conquista.

A entrada no mundo das letras é feita harmoniosamente, cada um no seu tempo, sendo comum a explosão da leitura antes dos cinco anos. Ao concluírem o ensino infantil, respeitando o ritmo individual, as crianças têm uma leitura de mundo, uma vez que se reconhecem como sujeito do processo.

Elas leem, interpretam, compõem e têm sólidos conhecimentos de ciências físicas e biológicas. O que mais chama a atenção é o discurso engajado com contexto social.


Agrupada IIa

O Mundo no Tempo – Bailinho da Primavera

Educação Artística - Painel de Chico Mendes

Psicomotricidade - O Corpo Fala (repertório de Vivaldi, Beethoven e Mozart)

Educação dos Movimentos para Prática de Vida - Lanche / Cozinha Experimental

Ciência da Vida - Reino Animalia

Livre Opção

Solário

Educação Musical

Língua Extrangeira

Informática

Agrupada IIb

Educação Artística - Aula de Artes Gisele

Festividade nas Américas

Painel de Chico Mendes

Livre Opção - Atividades Diversificadas

Cozinha Experimental - Educação dos Sentidos

Atividades Coletivas - O Mundo no Tempo e Espaço

Agrupada III

Informática Educativa - Robótica

O Mundo no Tempo e Espaço

Atividades Específicas e Diversificadas

Educação Artística - Proporção Geométrica / Pigmentos da Terra

Cultura Afro - Roda de Capoeira