E você, ex-aluno, onde está?

Ex-alunos

A Escola Cidadã / Sistema Montessori de Ensino

A escola cidadã sabe que se nasce cidadão, mas um cidadão esclarecido, consciente, ativo e solidário forma-se. A escola cidadã oferece um currículo aberto à diversidade ou à sensibilidade para as diferenças dos alunos, para que todos aprendam quem são os outros. A Escola Cidadã acredita que a "diversidade dos alunos é uma fonte de enriquecimento mútuo, de intercâmbio de experiências, que permite conhecer outras maneiras de ser e de viver e que desenvolve atitudes de respeito e de tolerância" (fragmento do pensamento de Marchesi in Rodrigues:2001).

Tríade da escola Cidadã


Princípios da Escola Cidadã

• A liberdade de escolha

• A responsabilidade

• A solidariedade

• O respeito mútuo

• A tolerância

• A verdade

• O saber estar – as condutas socialmente responsáveis...


Como reconhecer uma Escola Cidadã

• Ela é acolhedora.

• Possui variedade de objetos cognoscíveis.

• É bela, alegre, prazerosa, feliz...

• É democrática, participativa e autônoma.

• Possui espaço para as relações interculturais.

• É movimentada, cheia de eventos, de encontros, de gente que quer aprender e ensinar de forma dinâmica e feliz.

• É uma instituição escolar, por isso mesmo, integrada e inteirada com sua comunidade, com sua cidade, com seu país, com o mundo.


O Sistema Montessori de Ensino

Segundo Maria Montessori, a educação deve ser uma ajuda para a vida e, portanto, deve servir como meio de apoio e orientação à criança em sua tarefa monumental de construir as fundações de sua personalidade. São três os fatores do curso desta construção: o aparelho psíquico da criança, com suas necessidades, potencialidades e períodos sensíveis; o contexto cultural, com seus modelos, hábitos e padrões de comportamento, ideologias e vários outros aspectos da civilização e o mundo material com suas características, ao qual o homem precisa se adaptar para utilizar as faculdades livremente.

As novas pesquisas sobre Aprendizagem, a funcionabilidade do cérebro e a Neurociência apontam o Sistema Montessori de Ensino - SME como ativador das redes neurais. A importância conferida ao SME deve-se ao enfoque especial dado por Maria Montessori ao desenvolvimento psíquico, desde tenra idade. Os objetos cognoscíveis cientificamente elaborados de acordo com os períodos sensíveis, a liberdade de opção, um educador estudioso e libertador são, segundo Maria Montessori, parte fundamental da aquisição de conhecimento e, ainda, na construção de sólida estrutura afetiva e ética.


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